Eduardo Baggio
Professor e coordenador do mestrado em Cinema e Artes do Vídeo da Unespar. Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP com a tese ?Da teoria à experiência de realização do documentário fílmico? (2014). Mestre em Comunicação e Linguagens pela Universidade Tuiuti do Paraná (2004), especialista em Comunicação Audiovisual pela PUC-PR (2001), Graduado em Comunicação Social - Jornalismo pela UFPR (1999). Desde 2006 é professor do curso de bacharelado em Cinema e Audiovisual da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR). Autor de livros, capítulos de livros, artigos e resenhas na área de cinema, com publicações, por exemplo, nas revistas Cine Documental, Doc On-line, Revista da FAP, Galaxia, entre outras. Um dos organizadores dos livros ?Teoria dos cineastas, Vol.1 - Ver, ouvir e ler os cineastas?, ?Teoria dos cineastas, Vol.2 - Propostas para a teoria do cinema? e "Teoria dos cineastas, Vol. 3 - Revisitar a Teoria do Cinema". Integrante do grupo de pesquisa Cinema: Criação e Reflexão (UNESPAR/CNPQ), membro do GT A Teoria dos Cineastas da AIM (Associação de Investigadores da Imagem em Movimento) e membro do ST Teoria dos Cineastas da Socine (Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual). Seus estudos estão direcionados especialmente ao cinema documentário e à Teoria dos Cineastas. Membro do Conselho Deliberativo da Socine gestões 2017-2019 e 2019-2021. Atua também como cineasta com ênfase em documentarismo, com filmes exibidos e premiados em festivais no Brasil e no exterior.
Comentários